Entender a Formação
do Esqueleto

Porque é que os ossos ficam mais
frágeis ao longo da vida?1, 2, 3

Pode não parecer, mas os nossos ossos são matéria viva e em constante remodelação. Ainda assim, a capacidade para se regenerarem e fortalecerem vai diminuindo com a idade. Por essa razão é necessário perceber o processo para melhor impedir o seu enfraquecimento.

Variação com a idade

Um esqueleto humano adulto é composto por 206 ossos e a sua estrutura, ou densidade é variável conforme as fases da vida.
Por isso, é importante conhecer este ciclo para fazermos reservas de cálcio em tempo útil, protegendo os ossos de possíveis fraturas:

Até aos 20 anos de idade

Os ossos crescem e tornam-se mais fortes e densos. Cerca de metade da nossa massa óssea forma-se durante a adolescência.

Entre os 20 e os 30 anos

Os ossos já não aumentam de tamanho, mas atinge-se o pico de massa óssea. Quanto maior densidade se conseguir acumular nesta fase, tanto melhor será a saúde dos ossos no futuro.

Pelos 40/45 anos

A densidade óssea começa a diminuir tanto nos homens como nas mulheres. Nesta fase, a renovação da estrutura óssea não se dá com a mesma velocidade com que é perdida.

A partir dos 50 anos

O declínio da massa óssea é maior e mais rápido, sobretudo nas mulheres a partir da menopausa.

Massa óssea ao longo da vida2

Um aumento de 10% na densidade mineral dos ossos nesta fase de pico pode atrasar o desenvolvimento da osteoporose em cerca de 13 anos.

Redução da massa óssea após a menopausa2

Os ossos tendem a ficar mais frágeis com a idade, especialmente nas mulheres depois da menopausa.

Tal acontece porque os ovários deixam de funcionar e a produção de estrogénio cai a pique, sendo que cabe a esta hormona sexual feminina a tarefa de favorecer a absorção do cálcio pelos ossos.

Referências

1 Instituto Português de Reumatologia – http://www.ipr.pt/index.aspx?p=MenuPage&MenuId=198

2 International Osteoporosis Foundation – “Cinco estratégias fundamentais para cuidar dos ossos após os 50 anos” – http://share.iofbonehealth.org/WOD/2013/patient-brochure/PT/WOD13-patient_brochure-PT.pdf

3 International Osteoporosis Foundation – “Prato do dia: ossos fortes durante toda a vida” – http://share.iofbonehealth.org/WOD/2015/patient-brochure/WOD15-patient_brochure-PT

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar