OssosFortes.pt
Imprimir
Email

Evite o risco de fraturas e desfrute da época natalícia com os seus netos! Evite o risco de fraturas e desfrute da época natalícia com os seus netos!

Não há nada que supere o sentimento dos avós pelos seus netos. Há mesmo quem diga que este é um “amor especial”, um “amor a duplicar”. Por esse motivo, é importante que mesmo na presença de problemas de saúde que podem interferir com a mobilidade e com o risco de fraturas – como é o caso da osteoporose – seja mantida uma relação próxima entre avós e netos, essencial para preservar este precioso laço.

A época natalícia é, por tradição, um período propício para as brincadeiras entre avós e netos, e quem tem osteoporose deve ter cuidados especiais para evitar pequenas fraturas ou colapsos ósseos.

Como é sabido, a osteoporose torna os seus ossos mais frágeis, de tal modo que podem mesmo partir-se com pequenos esforços ou quedas. Contudo, esta patologia não deve ser impeditiva do convívio e da brincadeira com os seus netos, desde que tome as devidas precauções.

Para evitar qualquer risco quando estiver a fazer atividades ou a brincar com os mais novos, é fundamental seguir uma regra de ouro: Manter sempre uma boa postura em todas as ocasiões, seja quando está em pé, sentado ou quando se inclina.

Na verdade, quando a postura não está corretamente alinhada, a sua coluna fica sujeita a suportar uma pressão maior, o que provoca mais esforço nos músculos e ligamentos, mais dores nas costas e maior risco de fratura vertebral.

De seguida, mostramos-lhe quais as principais regras para que mantenha sempre uma boa postura e, desta forma, poder brincar o mais possível com os seus netos e desfrutar de bons momentos em conjunto.

5 regras básicas para evitar fraturas ou dores lombares:

  1. Para apanhar algo do chão deve sempre dobrar os joelhos e inclinar-se a partir das ancas, em vez de dobrar a partir da cintura. Também pode fazê-lo sentando-se, para evitar sobrecarga e desequilíbrio.
  2. Nas suas atividades e brincadeiras opte de preferência por estar sentado, mantendo sempre as costas direitas e bem apoiadas, e os dois pés bem assentes no chão. Nesta posição pode mesmo ter o seu neto/a ao colo (com o peso distribuído) e contar-lhe uma história ou cantar para ele, por exemplo.
  3. Para evitar baixar-se, escolha atividades em que ambos possam estar sentados frente a frente ou lado a lado, por exemplo a fazer um puzzle, fazer origamis, jogar um jogo de tabuleiro ou desenhar.
  4. Se o seu neto ou neta insistir em brincar no chão, opte por apoiar as costas contra uma parede ou colocar uma almofada debaixo dos seus glúteos para fazer altura e não causar desconforto nas costas ou curvatura lombar.
  5. Certifique-se de que no final da brincadeira, em conjunto com os netos, os brinquedos ficam todos arrumados e não há objetos espalhados pelo chão que possam fazê-lo escorregar ou tropeçar e cair.

Sabemos que a época de pandemia que atravessamos requer alguns cuidados acrescidos para evitar o contágio entre gerações, como realizar sempre a etiqueta respiratória, usar sempre máscara ou lavar as mãos com muita frequência. Contudo, tidas todas as cautelas, é fundamental não quebrar o espírito natalício! A todos um feliz Natal!

Scroll to Top